quarta-feira, 10 de maio de 2017

Atitudes que devemos Aprender - Exemplos Biblicos

Hoje quero trazer uma reflexão sobre atitudes de quatro homens, grandes exemplos com quem podemos aprender, Deus deixou essas historias para conseguirmos estuda-las e aplicar em nossas vidas:


Crer Como Abraão

GN 15:5-6

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.

Abraão foi reconhecido como o pai da fé, tem várias histórias de Abraão em que foi preciso tomar decisões e passos de fé, mas gostaria de destacar a história do texto acima em específico.

Deus chamou Abraão e falou para ele contar as estrelas, a quantidade de estrelas seria o tamanho da sua descendência. Você já contou estrelas? É impossível contar todas elas, Deus mostra a grandiosidade da sua promessa com esse exemplo, quando pede para contar algo tão numeroso quanto as estrelas, é claro que Deus sabia que Abraão não conseguiria contar, mas é para de forma prática ter noção das milhares de vidas que seria abençoadas devido a fé dele. Tem um detalhe nessa história que pode passar desapercebido, através da interpretação do texto podemos concluir que Abraão contou as estrelas de dia - leia todo o capitulo com essa ideia na mente - então além da fé necessária para acreditar que a sua descendência seria enorme, Abraão teve que ver com olhos espirituais as estrelas em pleno dia.

Hoje somos frutos do cumprimento dessa promessa de Deus, ele creu e a fé dele foi tão grande que chegou até nós, a fé de Abraão deve ser nosso exemplo. Deus nos dá direções, sonhos durante nossa vida, mas a falta de fé atrapalha o cumprimento dessas promessas, precisamos ter uma fé como ele teve, e assim conseguir realizar os propósitos em nós e através de nós.


Orar como Daniel

DN 2:17 - 20



Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros;

Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios da Babilônia.

Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.

Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;

Daniel cultivava o hábito de orar a Deus, ele nas situaçoes da vida onde necessitava de tomar uma decisão ou era necessária uma intervenção espervial, parava e orava a Deus. Ele tinha o costume de gastar seu tempo, consultando, e adorando ao Senhor; buscava em vários momentos, a oração era sua primeira ação!



Conhecemos a Daniel como o homem da cova dos leões, as vezes reconhecemos esse milagre, mas não percebemos que por trás disso existe uma vida de oração.  Assim como Daniel precisamos ter uma vida de oração, uma vida onde consultamos, agradecemos e adoramos a Deus, onde tiramos nosso tempo para ter intimidade com Ele.


Adorar como Davi

2 SM 12:19 - 24

Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou.
E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor.


Davi, conhecido como o homem segundo o coração de Deus, tem vários momentos de busca, de se derramar na presença e adorar ao Senhor! No texto acima ele estava orando pela vida do seu filho que estava doente, orando como fazia sempre e buscando em Deus uma solução, mas ele acaba morrendo e Davi invés de ficar chorando, se levanta e Adora ao Senhor!
As vezes acontecem problemas na nossa vida tão mais simples e perdemos a vontade de Adorar, deixamos de estar na presença de Deus, não participamos mais dos eventos da igreja. Podemos aprender com Davi que mesmo na adversidade devemos Adorar a Deus, uma adoração verdadeira, não para as pessoas verem, mas para tocar o coração de Deus com a nossa humildade e entrega a Ele.


Sonhar Como José

Gn 37:5-11


Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.

E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:

Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.

E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.

E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?

Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.


Outra atitude que podemos aprender é sonhar, José sonhou algo muito grande, mas os seus irmãos quiseram abafar e destruir aquilo que Deus tinha colocado para de José. Diversas vezes desistimos de sonhos e projetos porque parece que pessoas ou situações querer impedir isso, mas José apesar de todos os problemas, de todas as lutas e tribulações permaneceu fiel a Deus e esse sonho se realizou! Devemos aprender com José a sermos persistentes e firmes nos sonhos que Deus nos dá, acreditando e tendo a certeza que Ele cumprirá, em Deus não há limites, Ele é o Deus do impossível!


Podemos aprender muito com as histórias bíblicas, histórias de pessoas que tiveram alegrias e tristezas como todos nós, veja esses quatro exemplos de atitudes, se aproprie dessas características e viva em um outro nível de proximidade com Deus!




Nenhum comentário: