quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A Casa de Deus




No antigo testamento vemos manifestações de Deus antes do tabernáculo, aparecendo para algumas pessoas específicas e em poucos momentos, exemplo da sarça ardente, Moisés recebe o direcionamento de Deus de construir um "templo" para a presença de Deus habitar, e este primeiro local é o tabernáculo, e a presença de Deus mais especificamente ficava no "Santos dos Santos", devido as condições do povo nesta época - caminhantes no deserto - feito de materiais mais leves, panos e madeiras.

Davi, segundo rei de Israel - o homem segundo o coração de Deus - devido ao grande amor e temor que tinha por Deus desejou construir um templo forte e grande para ser a "casa de Deus", Davi começa a se organizar para isso, mas Deus dá essa tarefa a Salomão - Filho e sucessor de Davi.

Salomão ergue um grande templo, imponente, e neste templo é feito um cômodo para ser "o Santo dos Santos", onde a arca com a presença de Deus ficaria, separada do templo por um véu, e neste ambiente somente o sumo-sacerdote, uma vez ao ano poderia estar, a presença de Deus era extremamente limitada, somente uma pessoa, que tinha que cumprir vários ritos, e apenas uma vez ao ano.

Fazendo uma retrospectiva vemos que Deus não habitava em nenhum lugar, depois habitou em um lugar relativamente simples ( Tabernáculo) e posteriormente a presença de Deus mora em lugar luxuoso, o famoso Templo de Salomão.

Porém essa não é a morada atual da presença de Deus, do Espírito do Senhor, algo aconteceu durante a história que mudou radicalmente onde seria a casa de Deus. Jesus Cristo veio até nós como homem mesmo sendo Deus, morreu e ressuscitou por nós, e neste momento o véu do templo se rasga, nada mais separa então a presença de Deus de todos nós.

E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
Mateus 27:50,51
E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
Mateus 27:50,51

Deus passa a habitar, não mais em uma lona, uma construção de alvenaria, mas sim dentro de cada um que o recebe como Senhor e salvador, Deus habita dentro de nós, Ele não quer mais morar onde podemos construir, mesmo com toda engenharia e tecnologia humana, mas sim que a nossa vida seja o Seu templo, o Espírito Santo do Senhor quer morar em cada ser humano, quando este decide aceitar que Ele habite em nosso coração.

Deus todo poderoso quer habitar em nós, mesmo sendo falhos, mesmo sendo um "templo em construção", Ele deseja habitar na nossa vida, convide Ele para isso e tenha certeza que mesmo sem nenhum de nós merecer Ele faz morada em quem o convida.









Nenhum comentário: