quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A Conexão que Existe em Nós


Sabe aqueles dias em  que paramos e começamos a refletir sobre tudo? Nossa história, como foi o nosso passado, como será nosso futuro... Passei por um desses momentos de introspecção esses dias e me deparei com pensamentos a respeito de pessoas que já passaram pela minha vida.

Refletindo sobre a dinâmica das pessoas que atravessam ou permanecem em nossas vidas por alguns segundos ou por muitos anos, percebi como é incrível não nos darmos conta do incontável numero de pessoas que "tocamos" a cada dia -  pare e pense um momento, quantas pessoas ficam perto de você em um dia normal? No ônibus, no trem, no trabalho, na faculdade, na padaria...? Muitas pessoas passam por nós. Como morador do Rio de Janeiro, quando estou na estação de metrô ou de trem na Central do Brasil na hora do "Rush", sempre fico impressionado pela quantidade de pessoas reunidas em um mesmo local,  todas apressadas, sem se quer notarem a presença uma das outras como seres humanos, como indivíduos dotados de suas próprias histórias.

(O interessante é que, mesmo sem dar-nos  importância uns aos outros, todo dia confiamos nossas vidas à estranhos - o motorista do ônibus, a cozinheira do restaurante, o engenheiro que construiu o local que trabalhamos.) Isso vale um novo post!

Além das muitas pessoas que nem sabemos o nome, durante os dias, meses e anos atravessamos e somos atravessados mais intimamente  por aqueles os quais temos algum tipo de relacionamento mais estreito - nossos colegas de trabalho ou da escola, nossos amigos, familiares, membros da igreja. Entretanto, apesar da proximidade, conseguimos esquecer de valorizá-las, de demonstrar o nosso amor ou cuidado por elas. Na verdade me parece que nunca pensamos muito além do momento.

Precisamos PARAR e perceber a chance que temos de marcar a história do outro, seja com nossas atitudes, nossos comportamentos, nossas palavras ou nosso silêncio. Se queremos viver em um ambiente melhor precisamos urgentemente parar de perder tempo "aproveitando nosso tempo" e começar a "perder tempo" nos permitindo oferecer ao outro um dia melhor, quiçá uma vida melhor e até (imagine que maravilhoso) ajudá-lo a encontrar A vida melhor, a vida eterna.

Percebi que infelizmente pessoas vem e vão, não há o que possamos fazer quanto a isso, é a dinâmica da vida! Sendo assim devemos aproveitar o momento que temos com cada um que nos atravessa e nos permitir marcar e ser marcados por eles. Não importa o tempo que esse contato dure, o importante é o quanto ele valeu a pena - Vale a pena amá-las quando temos a oportunidade! Cada um tem a dádiva de acrescentar na vida do outro, não perca a chance pois pode ser a única.
Cristão, é seu chamado fazer a diferença nesse mundo, seja instrumento de impacto nos seus relacionamentos.




Nenhum comentário: